Sapatinhos de bebé

 
Um os meus primeiros "trabalhos" de tricot.
Umas das primeiras peças do enxoval da minha pequenina.
 
Nunca antes tinha tocado numas agulhas de tricot, mas ao navegar pela internet fui descobrindo coisas tão giras que nós mesmas, mães, ou então avós ou tias, podemos fazer para os nossos pequenos, dando um sentido muito especial a estas peças. Algo que saiu das nossas mãos com todo o amor e carinho que carregamos no ventre.
 
São irresistíveis estes pequenos sapatinhos de tricot de recém-nascido, estilo Mary Janes, pela sua delicadeza, pelas cores amorosas, por serem tão, mas tão pequeninos. Fico logo a imaginar os pequenos pés da minha bebé... e a contar as semanas, os dias...
 




Querem também fazer uns sapatinhos iguais? Então, vamos lá por as mãos à obra. São ideais para iniciantes, pois não precisam de grandes técnicas, nem pontos muito complexos. Uma pequena "aula" com a avó para aprender os pontos básicos ou a visualização de alguns vídeos na internet sobre tricot serão suficientes para por as agulhas a mexer.

Estes sapatinhos serão para recém-nascido, pois ficam bem pequeninos, quase parecem de bonecas!

Este é o material que precisam:
- Agulhas de tricot n.º 2,5
- Linhas de algodão (ou lã para bebé, se nascer no inverno) adequadas ao número da agulha de tricot
- Botões de madrepérola pequenos
- Tesoura
- Agulha de costura
 

Passo 1 - Numa agulha de tricot n.º 2,5, montamos 33 pontos.
Passo 2 - Começamos a tricotar a primeira carreira apenas com pontos de tricot.
Passo 3 - Começamos a fazer aumentos. A segunda carreira será feita seguindo a sequência: 1 ponto de tricot, 1 laçada (1 aumento), 15 pontos de tricot, 1 laçada, 1 ponto de tricot, 1 laçada, 15 pontos de tricot, 1 laçada, 1 ponto de tricot. A terceira carreira será efetuada apenas com pontos de tricot. Vamos seguindo a sequência do esquema abaixo, de modo a fazer mais carreiras de aumento seguidas sempre de carreiras apenas com pontos de tricot.


Passo 4 - Quando chegarmos à décima carreira, com a sequência: 5 pontos de tricot, 1 laçada, 15 pontos de tricot, 1 laçada, 9 pontos de tricot, 1 laçada, 15 pontos de tricot, 1 laçada, 5 pontos de tricot, acabamos a sequência de aumentos. Iremos começar uma sequência de 11 carreiras feitas apenas com pontos de tricot.
Passo 5 - Depois dessa sequência apenas de pontos de tricot, iremos fazer uma carreira com 18 pontos de tricot, seguidos de 4 pontos juntos (8 pontos juntos em pares, que dão 4 pontos juntos no total, para fazer diminuições), 1 ponto de tricot, mais 4 pontos juntos, mais 18 pontos de tricot.
Passo 6 - Fazemos uma carreira com apenas pontos de tricot.


Passo 7 - Fazemos 11 pontos de tricot, de seguida encerramos/rematamos os próximos 23 pontos, e voltamos a fazer 11 pontos de tricot.
Passo 8 - Nos últimos 11 pontos que ficaram na agulha fazemos 3 carreiras de pontos de tricot e encerramos. Os outros 11 pontos do lado oposto ficam em espera.
Passo 9 - Fazemos passar a linha que ficou após o encerramento dos 11 pontos por entre os anteriores 23 pontos encerrados, pelo lado que será o interior do sapatinho, até atingir os outros 11 pontos em espera, do lado oposto.


Passo 10 - Aí, com essa linha, montamos mais 14 pontos, a juntar aos 11 pontos que estavam em espera, perfazendo um total de 25 pontos. De seguida, fazemos uma carreira de apenas pontos de tricot, seguida de outra com a sequência: 20 pontos de tricot, 1 ponto junto (fazer uma diminuição, juntando 2 pontos, de modo a ficar apenas 1), 1 laçada e 2 pontos de tricot. Isto com o objetivo de fazer a "casinha" do botão. A próxima carreira será apenas com pontos de tricot.
Passo 11 - De seguida, encerramos esses pontos, arrematamos e cortamos a linha que sobrar.
Passo 12 - Com a linha com que iniciámos os sapatinhos e com uma agulha de costura, cosemos as margens de modo a unir a sola e a zona do calcanhar, para que os sapatinhos comecem a ganhar a sua forma. Essa costura ficará pelo interior do sapatinho. Por fim, coser o botão no lado oposto ao da sua "casinha". E já está!


E o resultado final é este... Amorosos, não são?
 
 
Para ser mais fácil compreender a execução destes sapatinhos, deixo o esquema que podem seguir para completar a explicação passo a passo.
 
Estes sapatinhos ficam mesmo pequeninos, dando apenas para as primeiras 2 ou 3 semanas de vida (claro que tudo depende do tamanho com que o bebé nasce). Se quiserem fazer uns sapatinhos um pouco maiores, podem fazê-lo de duas maneiras: ou usando uma agulha de tricot com um número maior e com uma linha mais grossa, ou então, em vez de iniciar o esquema com 33 pontos, pode iniciar com mais pontos, por exemplo, 41 pontos, e adaptar o esquema ao número inicial de pontos.
 
Agora, vamos por essas agulhas a mexer?

Qualquer dúvida ou questão, disponham! ;)


O The Bow Mommy também já está no Facebook e no Instagram!
 

Etiquetas: