Baby Ballerinas and Bonnet


 
A coisinha mais amorosa, não é?
 
Adorei fazer esta touca e sapatinhos de bebé estilo "ballerina", que são ainda mais bonitos ao vivo, acreditem. São muito fáceis de fazer, com pontos básicos e sem grandes técnicas, visto ainda ser uma principiante no tricot, não me arrisco em grandes aventuras pelo mundo das agulhas.

E que tal fazerem iguais para as vossas princesas? Vamos pegar nas agulhas e mãos à obra?

Material necessário:
- Agulhas de tricot n.º 2,5
- Linha para tricot da cor que preferirem que se adapte a uma agulha n.º 2,5.
- Fita de cetim
- Agulha de costura
- Tesoura


Touca
 Para realizar a touca, segui o esquema de um blog espanhol que adoro, "Oh Mother Mine", cujo link deixo aqui. É um blog ótimo para quem quiser aprender a tricotar ou costurar, com vídeos de fácil compreensão. No final do esquema é que fiz uma pequena alteração. Como podem ver nas imagens do blog "Oh Mother Mine", na parte inferior da touca, fez-se um "prolongamento" da touca com a linha, de modo a colocar um botão e a fazer a sua casinha, para apertar a touca. No meu caso, não fiz esse prolongamento e apenas cosi uma fita de cetim pelo interior, para depois apertar a touca, dando um ar mais romântico à mesma.

Sapatinhos "ballerina"
Para fazer os sapatinhos é só seguir o esquema que deixo no final do post. Depois de concluído, é só coser com a agulha de costura as extremidades do sapatinho com a linha que sobrar e fazer uma pequena laçada na parte traseira superior, para colocar a fita de cetim na parte de trás e fazer um laço. Deixei a fita de cetim suficientemente grande para poder dar uma volta ao tornozelo da bebé, de modo a que não caia com os seus movimentos.

E eis o resultado!

Vista de frente
  

Vista de trás
 

 Para fazerem os sapatinhos "ballerinas", é só seguir o seguinte esquema, começando por montar 42 pontos e seguindo com pontos de tricot. Estes sapatinhos apenas servirão à bebé nos primeiros meses de vida, provavelmente entre os 1 e 3 meses, consoante o seu crescimento. Se quiserem um pouco maiores, podem fazê-lo, usando umas agulhas de tricot com tamanho superior e linhas mais grossas, ou aumentando o número de pontos de início (por exemplo, começar com 52 em vez de 42 pontos) e adaptar o esquema a esse número de pontos. Já a touca deve servir durante um período um pouco maior, uma vez que fiz do tamanho dos 0 aos 6 meses.

Esquema dos sapatinhos "ballerinas"

 
Agora é só pegar nas linhas e agulhas e fazer magia! ;)
 
 
O The Bow Mommy também já está no Facebook e no Instagram!
 
 

Etiquetas: